Meteoros e meteoritos contra a Terra

____________________________

Na semana passada, na madrugada do dia 19/04, um meteoro cruzou o céu da Rússia. 



Como mostra a imagem acima, meteoros são materiais rochosos e metálicos, que se chocam contra a atmosfera terrestre. Por causa da força de resistência da atmosfera, os meteoros tornam-se incandescentes, deixando um rastro de luz e sendo, por isso, também chamados de estrelas cadentes.

O impacto causado por um meteoro na atmosfera, à esquerda, e uma chuva de meteoros, à direita. 

Na medida em que um meteoro se move pela atmosfera, ele vai se desintegrando. Porém, existem meteoros que chegam à superfície da Terra e, quando isso acontece, são chamados de meteoritos.

O choque de meteoritos contra a Terra pode abrir enormes crateras, como as da imagem abaixo. 

À esquerda, cratera de um meteorito na cidade de São Paulo, à esquerda, e, à direita, outra no Arizona, EUA.

Acredita-se que foi o choque de um meteorito contra a Terra que tenha causado a extinção dos dinossauros, há 65 milhões de anos. O meteorito tinha mais de 10 km de diâmetro e seu impacto liberou tanta energia quanto a explosão de 5 bilhões de bombas atômicas.


Assim como aconteceu com os dinossauros, cientistas o impacto de um meteorito contra a Terra pode acabar com a vida hoje no nosso planeta. E as chances disso acontecer são maiores do que se imaginava (http://noticias.terra.com.br/ciencia/espaco/cientistas-advertem-sobre-maior-probabilidade-de-impactos-de-asteroides,725b0b74c2232410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html).

No começo do ano passado, também na Rússia, o meteoro e impacto de um meteorito contra a Terra causou um onda de choque capaz de quebrar janelas e derrubar e ferir centenas de pessoas (http://noticias.terra.com.br/ciencia/espaco/meteorito-que-atingiu-a-russia-causou-o-maior-impacto-do-seculo,8daad1f532922410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html). 


Caso um meteorito do tamanho que extinguiu os dinossauros caisse hoje sobre a Terra, o calor do impacto destruiria tudo a uma distância de 2 mil km, mataria 500 mil pessoas na hora, causaria vendavais, tsunamis e uma nuvem de poeira se espalharia pelo planeta, impedindo a agricultura por 1 ano (http://super.abril.com.br/cotidiano/se-asteroide-matou-dinossauros-caisse-hoje-622463.shtml?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_super).

Segundo o vídeo acima, não há nada o que fazer se descobrirmos hoje que daqui 10 anos um meteorito que poderá acabar com a vida cairá sobre a Terra. 

Para evitar a colisão de um asteróide contra a Terra, recentemente, cientistas levantaram a possibilidade de detonar uma bomba atômica em seu interior (http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/02/17/bombas-atomicas-contra-asteroides/). Mas até que isso seja possível, boa parte da vida na Terra poderá mais uma vez acabar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário