O sentido da corrente elétrica (uma resposta ao Kaio - e também à Giovanna)

____________________________

Quem já estudou eletricidade deve se lembrar que num circuito elétrico de corrente contínua o sentido do movimento dos elétrons livres é oposto ao sentido da corrente elétrica, como mostra a imagem abaixo. 
E só. Quem não consegue entender isso?! O problema é que, como professor, sempre nos deparamos como alunos (como o Kaio - e também a Giovanna) que não se satisfazem com respostas convencionais e prontas e, assim,  uma convenção acaba se tornando um problema (mas ainda bem!).

Infelizmente, a maioria dos livros de Física não apresentam essa resposta e encontramos simplesmente que 
Por motivos históricos, convencionou-se que o sentido da corrente elétrica corresponde ao sentido do movimento de cargas do polo positivo para o polo negativo, independentemente do movimento real das cargas elétricas. (Quanta Física)
Em livros que "aprofundam" mais a questão, encontramos coisas do tipo
(...) por razoes históricas, que remontam à época em que a eletricidade era entendida como produzida pela movimentação de um fluido elétrico, tornou-se conveniente estabelecer-se uma convenção. Segundo essa convenção, a corrente nos condutores metálicos é constituída pelo movimento ordenado de partículas elementares positivas, portanto, em sentido contrário ao movimento real dos elétrons. (Física - Ciência e Tecnologia)
Depois de muita procura, nenhum livro apresentou explicitamente a resposta de por que o sentido da corrente elétrica é oposto ao movimento dos elétrons livres. As duas honrosas exceções são os livros das coleções Física em contextos e Compreendendo a Física.